UNIDADE 1

Atividade 1.1 A imagem da escola - Local de publicação: Portfólio

Informações
A atividade inicia com a seguinte reflexão: você já parou para observar como a escola é retratada? Quais imagens costumam representar a ideia de escol a?
Nossa proposta para essa atividade tem o propósito de promover essas reflexões, por meio de uma outra linguagem: a da imagem. Afinal, como diz o ditado popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Individualmente ou em pequenos grupos, busquem por imagens (fotografias) que retratem os seguintes temas: aula, professor e escola. Você pode tirar fotos de vários espaços na escola.
Em seguida, no grande grupo, deve-se compartilhar as descobertas e analisar os principais resultados obtidos:
• Quais mensagens essas imagens transmitem acerca do papel do professor e do estudante?
• Qual a proporção de imagens que apresentam uma cena tradicional de professor transmitindo informações?
• Qual a proporção de imagens onde o estudante tem um papel passivo de apenas ouvir, copiar, exercitar?
Após sintetizem suas reflexões e compartilhem no ambiente e-ProInfo. O compartilhamento será feito no Portfólio de cada cursista.

Atividade 1.2 Ingresso na Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem

Informações

Convidamos você cursista a ingressar na Comunidade Virtual Redes de Aprendizagens,criada no Facebook. Em seguida, sugerimos que divulguem o endereço de seus blogs para os demais colegas de curso. Quem não tem blog, tem outro tipo de página na internet publique está página ou se deseja criar um blog, converse com seu tutor que lhe ajudará na criação de seu blog.
Após leitura dos textos sobre Comunidade virtual,  escreva uma publicação no facebook  sobre a Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem e o conceito de comunidade. Acesse nossa comunidades do facebook no seguinte link: https://www.facebook.com/groups/comunidaderantecanoas/


Atividade 1.3 Relação homem-técnica - Local de Publicação: Portfólio

Informações

Hoje, há uma grande quantidade de vídeos na rede, em sites como o YouTube, Vimeo, entre outros.
Indicamos alguns vídeos, visando a instigar reflexões e debates acerca da complexa relação homem-máquina. O vídeo indicado está no link abaixo.
Assista o vídeo indicado. https://www.youtube.com/watch?v=LQXsCkNdEpo

Além dos vídeos, que tal buscar exemplos práticos na sua história que lhe ajude a observar essa problemática?
Sugerimos um foco especial aos processos de inteligência e aprendizagem. Busque identificar exemplos de comparação de tecnologias na realização de ações/trabalhos cotidianos e compare as influências/mudanças.
Tente analisar diferentes estratégias e formas de raciocínio e a relação com as tecnologias de suporte.

Situação-problema 1:

Analise a realização de cálculos matemáticos simples, usados no dia a dia, em situações de compra em um supermercado ou outro estabelecimento qualquer. Para isso, é interessante observar diferentes públicos acostumados à realização de cálculos usando diferentes dispositivos externos (papel e lápis, calculadora etc.) e sem esse uso. Explore sua criatividade para a criação de questionamentos que lhe instiguem a observação:

• Quais os principais dispositivos usados pelas pessoas para realizar essa operação?
• Há uma relação entre gerações e tipos específicos de dispositivos (Por exemplo, jovens usando recursos do celular; adultos buscando calculadoras etc.)?
• As pessoas possuem agilidade para realizar cálculos mentalmente ou necessitam de dispositivos externos? Questione-as sobre como fazem o cálculo e observe diferenças nas estratégias e formas de raciocínio.

Situação-problema 2:
Analise a realização de tarefas escolares, comparando diferentes gerações.

• Como as crianças e jovens realizam as tarefas escolares hoje? Quais tecnologias e dispositivos de suporte utilizam?
• Quais diferenças podem ser identificadas em relação às gerações anteriores?
• De que forma você considera que a mudança de tecnologias alterou o processo?

Situação-problema 3:

Analise a realização das pesquisas escolares hoje em dia e nos seus tempos de escola.

• Diferenças, semelhanças (formas de encaminhar o trabalho, fontes de referência utilizadas, as dificuldades que os alunos enfrentavam antes, e as dificuldades de agora).
Nas observações, é natural estabelecermos julgamentos de valor, classificando como benéficas determinadas tecnologias e como prejudiciais, outras. É natural e mesmo produtivo que você realize comparações. Contudo, evite julgamentos radicais e excludentes, pois para todas as situações existem muitas perspectivas e nuances, e o que pode parecer ruim sob determinado aspecto, pode apresentar benefícios quando observado de outra perspectiva. Portanto, gostaríamos de incluir no seu exercício a habilidade de investigação de forma imparcial e inclusiva.

Vocês podem selecionar uma ou mais situações-problema para o grupo pesquisar e discutir. Também há a opção de escolher as situações-problema apresentadas, ou definir outra(s) problemática(s). A proposta é uma pesquisa bastante simples e rápida.
Realizem a partilha e o debate das informações obtidas e estruturação de sínteses no seu Portfólio.

Atividade 1.4 Reflexões sobre cenários de mudança - Local de publicação: Fórum

Informações

Essa atividade tem início a partir de um processo de reflexão, começando no âmbito individual e, na sequência, no coletivo. Para isso,você cursista de ve pensar e escrever suas reflexões sobre as seguintes questões:

• Na sua opinião, de que forma mídias como televisão, jogos e Internet modificaram as formas de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade?
• Quais as implicações dessas mudanças na relação com as gerações anteriores (pais, educadores)?
• Como você percebe que essas mudanças estão a impactar o cotidiano das nossas escolas?
Use o fórum para compartilhar suas reflexões.

Atividade 1.5 Registros autoavaliativos - Local de publicação: Diário

Informações

Nessa atividade, propomos alguns questionamentos para auxiliá-lo em suas reflexões pessoais sobre sua prática. São questões bastante pessoais, assim, a realização pode ser de forma individual, sem a necessidade de partilha.

Questões para reflexão:

• Qual a sua postura frente ao erro?
• Como você age frente aos erros e equívocos dos seus alunos? Você concorda que errar seja parte integrante e importante do processo de aprendizagem?
• E perante aos seus equívocos e incompletudes? Como você reage quando desconhece determinado assunto que os alunos questionam? Ou quando os alunos trazem informações que descortinam aspectos conflitantes com o que você trabalhou com a turma?
Use o Diário para publicar suas reflexões.

Atividade 1.6 Lidando com os erros e com a diversidade - Local de publicação:Grupo no  Facebook.

Informações

Para finalizar os estudos da Unidade, propomos brincar com as imperfeições e adversidades típicas do ser humano, utilizando a música Ciranda da bailarina, de Chico Buarque. 
Veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=zA1LGtQaqPA&feature=kp

Os objetivos dessa atividade podem ser alcançados de muitas formas, desde possibilidades bastante simples, como, por exemplo, reunir o grupo e dançar em roda a ciranda da bailarina ou complementar a dança com dinâmicas mais elaboradas de criação de coreografias criativas e engraçadas, onde cada integrante seja desafiado(a) a criar.

Caso não consigam obter o áudio, podem, inclusive, cantá-la juntos.

Aproveitem! O mais importante é que a atividade seja agradável e interessante para o grupo!

Que tal registrar esse momento especial? Com uma simples câmera digital vocês podem realizar a gravação. E, se tiverem disponibilidade e interesse, podem publicar esse vídeo no YouTube e em nossa Comunidade Virtual para possamos todos acompanhar a celebração do grupo e vibrar em sintonia!

Por ser uma atividade de exercício da criatividade, é uma boa oportunidade para deixar fluir livremente uma atividade prazerosa com a música. Aproveite!
Você pode publicar essa atividade na nossa Comunidade Redes de Aprendizagem do Facebook.

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