UNIDADE 2

Atividade 2.1 - Fórum Mapeamentos iniciais - Fórum e Facebook

Informações

Para esta atividade você deve começar com a leitura no conteúdo do módulo - Unidade 2. Após leitura acesse o fórum mapeamentos iniciais e publique sua contribuição refletindo sobre as questões apresentadas.
•Nas experiências e diálogos com outros educadores e pais, quais comentários são comuns acerca da cultura jovem, permeada por tecnologias?
•Vocês também percebem preconceitos estereótipos depreciativos?
•Em contraste, quais virtudes das novas gerações também aparecem nos diálogos?
Após publicar sua contribuição, leia as contribuições dos colegas e comente.
No segundo momento desta atividade propomos que você navegue pela internet e pesquise vídeos do Youtube ou outros acerca da cultura jovem.
Por fim, divulguem em nossa Comunidade Virtual (facebook) o que você encontrou. Comente os vídeos publicados pelos colegas, opinando sobre o conteúdo abordado.

Atividade 2.2 - Diálogos sobre gerações - Facebook e Portfólio

Informações

Momento 1( Leitura e planejamento)
Sugerimos ampliar seu olhar dialogando com seus alunos sobre suas experiências cotidianas e questões relativas às diferentes gerações e características dos jovens da cibercultura.
1.Para mobilizar a turma e criar um ambiente de estímulo à livre expressão, selecionamos um vídeo que apresenta de forma instigante as qualidades das novas gerações, altamente tecnológicas: We all want to be Young.  https://www.youtube.com/watch?v=i1vtQoPlSxQ
1.b. Provavelmente, o vídeo despertará o interesse dos alunos. Busque dialogar com a turma sobre as ideias que surgiram a partir do vídeo: Como percebem as diferenças socioculturais entre gerações? Quais benefícios e problemas vislumbram na sociedade contemporânea? Quais aspectos lhes inquietam? Como eles compreendem a cibercultura? Eles se sentem integrantes desse movimento?
Sugerimos integrar outras linguagens nesse diálogo e aproveitar o potencial criativo e tecnológico das novas gerações, propondo que eles tirem fotos ou selecionem imagens que representam esses novos tempos.
1.c. Como resultado dessa exploração imagética, a turma pode organizar uma exposição de fotos na escola (uma oportunidade para integrar a comunidade escolar) e também online (pode ser criado um vídeo para postar no YouTube, onde há um canal específico do Portal do Professor. Que tal enviar sua produção para publicação nesse canal?).
Salientamos que o trabalho pode ser realizado de forma coletiva, envolvendo outros colegas professores e várias turmas. Não esqueça de registrar os momentos de prática com alunos com vídeos, e fotos.

Momento 2.

Elabore o relato da prática usando os registros e explicando seu planejamento e como foi a prática. Publique este relato em seu portfólio e compartilhe a experiência com os alunos no nosso grupo do facebook. Publique também os trabalhos, vídeos, fotos elaborados pelos alunos.

Atividade 2.3 - Utilizando redes sociais de forma crítica e produtiva - Portfólio

Informações

Relato de experiências de uso de redes sociais
Propomos uma reflexão sobre os processos que envolveram ingresso nas redes sociais, bem como as ativid ades que cada um realiza nesses espaços.
Busquem identificar as especificidades socioculturais desse contexto: de que forma você conheceu e ingressou em determinada rede social? Você já auxiliou outros colegas em suas primeiras experiências? Quais as principais atividades que realizas? Quais as atividades preferidas? De que forma pode ser usada para facilitar ações educativas? Alguma crítica? Existe o cuidado com questões de segurança e privacidade de informações? Quais diferenças percebem nos recursos, em comparação com a Comunidade Virtual que estamos utilizando no Ambiente e-ProInfo?
Por fim, elaborem uma síntese dessa experiência e publique em seu portfólio.

Atividade 2.4 - Reflexões sobre a participação em redes - Diário

Informações
Orientações para a atividade:
1. Reflita acerca dos aspectos apresentados sobre a importância da colaboração e reciprocidade em uma rede virtual:
2. a. Você participa ativamente buscando cultivar suas relações sociais e/ou contribuir para o progresso coletivo, no caso de redes com objetivos específicos?
1. b. Você costuma comentar/avaliar os trabalhos compartilhados por seus pares? Por exemplo: mensagens nos Fóruns, postagens nos Blogs dos colegas, mensagens na Comunidade Redes de Aprendizagem, no e-ProInfo.
2. c. Como se sente quando recebe comentários? Você verifica e responde, quando for o caso, às mensagens que recebe em seu Blog e nos Fóruns?
3. 2. Analise também as especificidades nos propósitos de cada rede que participa:
4. a. Entre as redes que você participa, quais se enquadram na definição de “comunidade de prática” apresentada por Wenger (2006)?
5. b. Você considera que a(s) comunidade(s) poderia(m) evoluir em algum dos requisitos: domínio, comunidade, prática? Quais estratégias poderiam contribuir nesse sentido?
6. c. Caso você considere que nenhuma das redes contempla a definição de “comunidade de prática”, tente identificar obstáculos. E quais estratégias podem ser adotadas para potencializar o surgimento desse tipo de comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário